Entrevista com a Sereníssima Grã Mestre MYRTHES CHIOZO da Grande Loja Symbolica Escosseza do Brasil

Tempo de leitura: 4 minutos

Em 10/03/2019 tive a honra de receber no Programa Silvia Mara e Você da Rádio Mundial 95.7 FM a Sereníssima Grã Mestre Myrthes Chiozo, que esclareceu de forma brilhante em sua entrevista, o que vem a ser a Maçonaria.
Abaixo segue a íntegra dessa entrevista que tenho certeza, irá agregar a bagagem de conhecimento de muitas pessoas que se interessam pelo assunto.

1) O que é Maçonaria?

Maçonaria é uma instituição Filosófica, Filantrópica, Educativa e Progressista.
É Filosófica porque em suas cerimônias, estudamos as questões gerais relacionadas com a natureza da existência humana, do conhecimento da verdade e dos valores morais.
É Filantrópica porque não visa lucros pessoais, ao contrário, ela trabalha para o ser humano, sem distinção de nacionalidade, sexo, religião ou raça.
É Educativa porque incentiva a todos aos estudos, para um crescimento maior como ser humano.
É Progressista porque não opõe nenhum obstáculo aos esforços dos seres humanos na busca da verdade e não se presta, a nenhum dogma ou superstição.

2) Qual o objetivo da Maçonaria?

O objetivo da Maçonaria é trabalhar na construção de um ser humano melhor, pois a busca da verdade, a prática das virtudes e o aprimoramento é o que nos ajuda a ser melhores. Atualmente, vivemos em um mundo difícil, com famílias desfeitas, drogas, falta de Deus, enfim… Na Maçonaria, temos no mínimo três objetivos essenciais.
• Instrução Moral: através dos exemplos de honestidade;
• Instrução Intelectual: os ensinamentos, através dos estudos da Maçonaria;
• Instrução Física: os deveres para conosco e também, com o próximo.

3) Porque sempre ouvimos dizer que a Maçonaria é secreta, sigilosa e repleta de segredos?

Com relação a ser secreta, é apenas um mito. Como é amplamente conhecida, ela já deixou de ser secreta. Todas as suas histórias e seus fins são difundidos em livros, enciclopédias, internet, etc. Podemos dizer que ela já foi secreta, hoje, não mais. Os segredos que existem, são aqueles que nos são passados na Iniciação, os quais, fora de nossos Templos ou fora de nossas reuniões não teriam valor, pelo simples não conhecimento.

4) O que houve no decorrer da história, que permitiu o ingresso da mulher na Maçonaria?

Há muito tempo temos evidências que mulheres já tinham o controle em algumas corporações na época da Maçonaria Operativa. Em livros, temos que em 1732 foi iniciada a primeira mulher, cujo nome era Elizabeth Aldworth na Irlanda e, em 1882 na França, Maria Deraimes e muitas outras no decorrer da história.

5) O que vem a ser Grã Mestre?

Grã Mestre ou Grão Mestre (mulher ou homem), é um título que designa o mais alto grau do representante de uma Grande Loja, Potência ou Obediência. É o líder máximo da organização, no cunho disciplinar, tanto de estudo, como de trabalhos. A Grã Mestre ou o Grão Mestre, são escolhidos em uma votação por todos os membros que fazem parte das Lojas.

6) Como se ingressa na Maçonaria? Ela é aberta ao Público? Existe alguma exigência para esse ingresso?

Em primeiro lugar, a pessoa precisa querer, precisa gostar de estudar, precisa querer crescer como ser humano, estar disposta a trabalhar em grupo, precisa acreditar num Ser Maior, ter a solidariedade em seu peito e acima de tudo, ser livre e de bons costumes. (Ser convidado), ter mais de 21 anos de idade.

7) Podemos dizer que o Grande Arquiteto do Universo (GADU), pode ser representado por Deus?

Primeiro uma pequena explicação. GADU está acima de qualquer credo religioso. GADU é acreditar num SER Maior, um Ser Supremo, onde cada humano tem o seu. Mesmo sabendo que Deus é um só, cada qual com um nome ou seja, Deus, Buda, Jeová, Adonai, Alá, Oxalá enfim, cada um dá o nome ou o título que quiser. Nós Maçons, usamos GADU que para nós significa “GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO”. Ele fez, faz, nos deu e nos dará sempre, tudo o que precisamos.

8) Qual a contribuição da Maçonaria para a sociedade?

Trabalhamos sempre acreditando que temos que fazer um mundo melhor. Conseguimos isso, trabalhando como seres humanos honestos, trabalhadores, solidários, justos. Desta forma estaremos contribuindo com exemplos de vida. Também podemos utilizar a tolerância, a igualdade e assim, incentivar e combater, vícios e erros. Ademais estamos sempre dispostos a fazer palestras, bazares, almoços e chás beneficentes afim de arrecadarmos fundos para instituições, comunidades ou famílias carentes.
E dessa forma, continuamos a combater a ignorância, a praticar a justiça, a honrar as leis do nosso País, procurando usar sempre a justiça e a perfeição para um mundo melhor.

Maiores informações:
Grande Loja Symbolica Escosseza do Brasil
chiozomyrthes@gmail.com WhatsApp: (11) 97050-2182

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscrever-se na newsletter!